O Secretário estadual de Saúde, Nazareno Fonteles, participou hoje (sexta-feira 09/05) da mesa redonda sobre “As ações do Programa Fome Zero nos municípios de Guaribas e Acauã”, durante a realização do I Seminário Regional de Segurança Alimentar e Combate à Fome/Nordete. O evento aconteceu no auditório do Sebrae.
Na ocasião, Nazareno elogiou a iniciativa da coordenação estadual do Programa Fome Zero no Piauí, e destacou a importância do entrosamento entre os mais diferenciados órgãos do governo para melhorar a qualidade de vida nos municípios beneficiados pelo programa. “A Secretaria de Saúde, por exemplo, é um órgão muito complexo, que enfrenta uma crise acumulada historicamente, mas estamos participando, na medida do possível, com o programa, liberando o pessoal da área técnica para ajudar, por exemplo, a fazer o diagnóstico nutricional das famílias beneficiadas com o Fome Zero, além de darmos apoio material necessário, deslocando carros e pagando diárias para os nossos técnicos também contribuírem”, comentou Fonteles.
Ele ainda ressaltou que a secretaria de saúde também está normatizando os atendimentos em oftalmologia e odontologia para usuários das cidades de Guaribas e Acauã.
O secretário ainda destacou que o Programa de Saúde e Saneamento na Área Rural do Piauí (PROSAR) também está desenvolvendo ações que vão beneficiar as pessoas dos municípios que integram o Fome Zero, assim como de outros municípios carentes. Ele explica que está sendo providenciado um projeto que envolve a visão da auto-gestão simplificada de água e esgoto.
Nazareno ressaltou também que pretende continuar contribuindo com o programa, lembrando que uma das ações que precisa avançar nesses municípios é a melhoria do Programa Saúde da Família (PSF). “A secretaria estadual de Saúde é responsável pela fiscalização e coordenação do programa nos municípios, eu não posso ficar omisso diante da falta de assistência devida”, enfatizou Fonteles.
O secretário ainda acrescentou que é preciso investir cada vez mais em programa que implicam em mudanças positivas para a qualidade de vida e causam um impacto maior, de ajuda aos mais pobres. “Precisamos disso para termos um Piauí mais justo, saudável e fraterno, é por isso que estamos trabalhando em parceria com o programa. Acreditamos que saúde é alegria de vida e o Programa Fome Zero induz a isso”, destacou Nazareno.