O secretário estadual de Saúde, Nazareno Fonteles, vai estar na próxima quarta-feira (dia 30/04), na Associação Comercial do município de Picos, participando do “Seminário de Avaliação da Estratégia do Programa Saúde da Família-2003”. Logo depois, a partir das 10h00, ele se reúne com prefeitos de 42 municípios que fazem parte da macrorregião de Picos, para tratar sobre outras questões ligadas à Saúde. Essas duas regiões também acontecerão na associação. A Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) está investindo em reuniões sobre o PSF porque o programa tem fortalecido a Atenção Básica no âmbito do Sistema Único de Saúde. Além de ser considerado uma estratégia estruturante dos sistemas municipais de saúde, tem demonstrado potencialidade para provocar um importante movimento de reordenamento do Modelo de Atenção Básica Vigente. “É fundamental que gestores, profissionais de saúde, políticos e população em geral compreendam que o PSF é uma estratégia de organização da Atenção Básica e, conseqüentemente, de todo o SUS. Por isso, é indispensável a participação de todos os atores envolvidos com o sistema, para se efetivar esse processo de mudança”, destaca Nazareno. O seminário de Picos inicia hoje (29/03-terça-feira) e termina na quarta-feira (dia 30/04). Foram convidados para a reunião, prefeitos, secretários municipais de saúde, o gerente do PSF ou representante das Equipes de Saúde da Família (médico ou enfermeiro), além da diretora da regional de Saúde, Maria da Glória Sauderes Martins. A organização de seminários para discutir o PSF com os municípios do Estado está sendo feita pela gerência de Atenção Básica da Sesapi, em 10 etapas. Sendo que, os municípios onde já foi realizado o evento, foram os seguintes: São Raimundo (08 de abril) Nonato, Floriano (15 de abril). Depois do seminário de Picos, serão realizadas outras discussões sobre o PSF nos municípios de Oeiras (06 de maio), Parnaíba/Barras (13 de maio), Campo Maior/Piripiri (20 de maio) e Teresina (27 e 28 de maio). O seminário que seria realizado no último dia 23 de abril, em Bom Jesus, teve que ser adiado em função de uma outra reunião com prefeitos e secretários municipais de saúde, em Teresina, para discutir a Atenção Básica. Ainda não foi definida a data para a realização desse evento.