Informamos que em obediência a legislação eleitoral (Lei nº 9.504/97), o Governo do Estado do Piauí, através dos seus órgãos da Administração Direta e Indireta, limita sua publicidade informativa aos piauienses, e a quem possa interessar, pelo período eleitoral no ano de 2022 se inicia em 2 de julho e termina em 2 de outubro, podendo ser estendido até o dia 30 de outubro, para o caso de eventual segundo turno Fundamento Legal: Arts. 28; 29, II; e 77 da Constituição Federal. Arts. 1º e 73, VI, ‘b’, da Lei nº 9.504, de 30 de setembro de 1997Resolução-TSE nº 23.674, de dezembro de 2021.

Voltar

Projeto Minutos pela Vida leva atendimento psicológico de qualidade à população


Idealizado pela vice-governadora Regina Sousa e executado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), através da Gerência de Saúde Mental, o projeto “Minutos Pela Vida” iniciou o funcionamento e atendimento na última quarta-feira (16). O projeto leva para a população um serviço de atendimento psicológico que trabalha a melhoria da saúde mental da população adulta e idosa do estado.

O Secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, destaca que o serviço é muito importante neste momento de pandemia, uma vez que estudos da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/2021) apontam que a pandemia de COVID-19 tem causado um efeito devastador sobre a saúde mental e bem-estar das populações das Américas.

“Ter um serviço de atendimento psicológico para a nossa população é essencial neste momento e pensando na importância desse ponto a vice-governadora nos deu esse dever. A Pesquisa aponta que mais de quatro em cada 10 brasileiros pesquisados apresentaram problemas de ansiedade. Os dados sugerem que “um terço das pessoas que sofreram com COVID-19, foram diagnosticadas com transtorno neurológico ou mental", com previsão de que os efeitos mais importantes da Covid-19 a longo prazo sejam também na saúde mental. Ter um serviço dando suporte a nossa população é essencial para evitar efeitos negativos”, apontou o secretário.

A gerente de saúde mental da Sesapi, Virgínia Pinheiro, destaca que o serviço traz uma importante estratégia de prevenção ao adoecimento mental da população. “Este é um serviço de atendimento gratuito que funcionará de segunda a sexta-feira nos horários de 8h às 12h e de 13h às 17h. Será um atendimento de qualidade buscando cuidar da saúde mental da nossa população, com escuta qualificada, intervenções diretivas e orientações sobre cuidado na Rede de Atenção Psicossocial”, fala a gerente.

O atendimento com o profissional qualificado será realizado através do telefone 0800 280 2882. A pessoa interessada já pode procurar o serviço.